Sabotadores de Imagem

Perguntei a uma amiga sobre qual assunto ela acharia interessante ler no Linkedin e ela me disse que não sabia ao certo mas que tinha um incomodo em perceber que as pessoas estavam mais preocupadas em seguir a risca o código de vestimenta da empresa mas deixando a desejar nos detalhes, um sapato muito velho e desgastado porque a pessoa só usa o mesmo todos os dias, por exemplo.

Com isso achei uma boa opção começarmos a discutir por aqui um tema que nós notamos mas muitas vezes não sabemos como nomear: os sabotadores de imagem.

Nossa imagem, como nos apresentamos e somos vistos, é interpretada por muitos signos e símbolos e de maneira geral, no trabalho gostaríamos que nos vissem como alguém comprometido, competente e nunca desleixado.

Os sabotadores de imagem transmitem essa mensagem, de descuido e desleixo e podem estar presentes em detalhes que provavelmente você vai reconhecer na lista a seguir:

  1. Excesso de perfume: não importa as notas da fragrância, o excesso causa incômodo aos colegas. Aplique poucas gotas nos pulsos e atrás das orelhas.
  2. Roupas em tamanho diferente do seu: não estou falando apenas de roupas justas. Algumas modelagens restringem os movimentos, prendem os braços e outras são exageradamente largas, não se tratando de modelagens oversized. O nosso peso oscila em muitos momentos da vida e até do mês, mas isso não significa trocar o guarda-roupa a cada kg a mais ou a menos. A escolha correta das modelagens pode render menos peças e opções mais versáteis – que são ótimas para quem trabalha em um ambiente formal e tem um estilo de vida diferente disso fora do escritório.
  3. Sapatos desgastados e acessórios mal cuidados: imagine uma roupa impecável acompanhada de sapatos gastos, descascando, riscados e acessórios oxidados. A mensagem geral da imagem é de descuido. Não é porque a proporção do tamanho do sapato ou dos acessórios é menor em comparação ao look todo, que não será notado, muito pelo contrário.
  4. Roupa íntima aparente: e não pense que a alça de um sutiã é mais sabotador que a cueca aparente do colega. Vale para todos.
  5. Excesso de sensualidade também vale para homens! Botões abertos na camisa, mangas super justas ou barriga à mostra porque a camisa quase não fecha são tão sabotadores quanto peças muito curtas ou decotes.

E você, depois de ler esse texto se lembrou de algum sabotador que vai rever em sua imagem? Ou de já ter encontrado um ótimo profissional que foi sabotado pelo desleixo?

(texto originalmente publicado no Linkedin)

Compartilhe!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin