Tenho certeza que você já se deparou com os símbolos de lavagem em uma etiqueta, procurou no Google algo sobre eles para decidir como lavar sua peça e seguiu sua vida sem entender o padrão desse monte de símbolos que toda peça TEM QUE TER.
Por lei, no Brasil, a etiqueta de lavagem segue algumas (muitas) regras que as pessoas não fazem ideia do trabalho que dá pra definir os símbolos e aplicá-los impressos em cada roupa seguindo todas as normas. A intenção aqui é deixar claro que, toda peça que você comprar – na vida – precisa ter esses 5 símbolos: lavar, alvejar, secar, passar e limpar a seco. Escrever o significado desses símbolos nas etiquetas não é obrigatório e instruções extras também não são, porém se houver também precisam respeitar um padrão de tamanho dentre outras regras.
Os símbolos devem estar sempre nessa ordem e cada uma dessas posições se desdobra nas opções possíveis para cada etapa, o fabricante precisa indicar uma opção para cada um dos processos, se a lavagem é proibida (primeiro símbolo) é preciso haver uma opção de lavagem profissional (quinto símbolo) disponível, caso contrário esse produto deve ser considerado descartável.
Deixei no carrossel todos os símbolos possíveis de acordo com a legislação vigente no Brasil, não precisa decorar todos eles não, mas você pode salvar esse post para consultas futuras. Como a posição deles está ligada a uma certa ordem em que o processo de lavagem acontece, é fácil decorar o básico.
View this post on InstagramA post shared by Consultoria de Imagem & Estilo (@samanthazanco) on